Por: José de Mário Moraes Ferreira
Educadores e coordenadores de comitês da região nordeste estão reunidos na capital maranhense, de hoje (14) até sexta-feira (16), para mais uma edição da Formação de Gestores e Mediadores, parte do projeto Novos Cenários em Políticas Públicas de Leitura e que pertence ao Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler). O encontro, que tem como tema “Leitura, Memória e Cidadania”, está sendo realizado na Sala de Multimídia do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praia Grande.
Na abertura do encontro, com a presença do secretário de Estado da Cultura, Luís Henrique Bulcão, a representante da Coordenação Nacional do Proler, Áurea Alencar falou sobre os programas e políticas de leitura que estão em curso no país, levando em consideração o momento histórico atual. “Com certeza os projetos do Proler são respostas para muitos problemas da área educacional. É preciso apontar o caminho da biblioteca, tanto para o professor quanto para o aluno. Esse casamento entre escola e biblioteca só alcança quem é leitor”, explicou.
Após a primeira apresentação, Luís Bulcão destacou que somente a leitura é o caminho para a liberdade. “Se todos nós conjugarmos o verbo ‘livro’: eu livro, tu livro, ele livro, seremos verdadeiramente livres”, declamou.
Durante os três dias de realização da Formação, os educadores farão releituras de textos que serão a base para análises críticas. “Serão debates e trocas de idéias, com o intuito de aprimorar o processo de compreensão de autores e, assim, aperfeiçoar o processo de leitura, em particular, e educacional, como um todo”, diz a chefe da Biblioteca Pública Benedito Leite, Rosa Maria Ferreira Lima, organizadora do evento. O curso está sendo ministrado pelo especialista Francisco Aurélio Ribeiro, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e presidente da Academia de Letras do Espírito Santo.
Metodologia
Segundo Rosa Maria, o Encontro fará com que todos os educadores participem ativamente das discussões, privilegiando o compartilhamento de experiências e, consequentemente, de conhecimentos. “Isso, entretanto, não quer dizer que iremos abrir mão da reflexão teórica sobre a prática do ensino da leitura e de sua aprendizagem, bem como do potencial a ser adquirido com a prática da leitura de texto literário, como fonte de aprimoramento individual e social”, afirma a coordenadora.
Ao longo do encontro, serão apresentadas leituras de textos, além de audição de contos e trechos de filmes. Autores como Walter Benjamin, Clarisse Lispector, Machado de Assis, Graciliano Ramos e Vicent Jouve estão entre os que servirão de fonte para os debates entre os educadores.
Programação
Além de contribuir para a formação humana e profissional de educadores, a programação do Encontro visa propiciar aos educadores e coordenadores dos comitês, bem como aos mediadores regionais de leitura, uma revisão de conceitos básicos de literatura, literariedade, formas e funções da literatura, gêneros literários e tipologia textual (poema, narrativa, conto e crônica).
Um dos pontos altos da Formação será o lançamento do livro “Ensaios de leitura e Literatura Infanto Juvenil”, do palestrante e escritor Francisco Aurélio. O lançamento acontece na programação de encerramento do curso, às 18h30, no Centro de Criatividade.
Texto: Juliana Lobo e Júnior Vieira (Ascom Secma)
Foto: Juliana Lobo (Ascom.Secma)