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PRêMIO A INICIATIVAS CULTURAIS - 28.04.2010 às 16:52:32

Por: José de Mário Moraes Ferreira

Mostrar o Brasil reconhecendo nas ações sociais e nas diversas expressões regionais e estéticas as marcas culturais do país. Assim pode ser resumido o Prêmio Cultura Viva, iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), que chega à 3ª edição e irá recompensar projetos que favoreçam a articulação entre cultura e comunicação, estimulando a fluência comunicativa, a expressão, o compartilhamento de informações e conhecimentos.

As iniciativas devem pertencer às áreas de Patrimônio Cultural e Artes. No primeiro caso encaixam-se todas as criações materiais e imateriais que uma sociedade tenha por valiosa e significativa, digna de preservação. Exemplos são os monumentos, as obras de arte, os modos de vida, as festas, as danças, enfim, os saberes, fazeres e falares de determinado grupo social.

A categoria Artes compreende as manifestações populares e eruditas que fazem uso de linguagens artísticas, tais como artes cênicas (teatro, dança, circo, mímica e ópera); audiovisual (cinema, vídeo, CD-ROM, TV, multimídia, DVD, videoclipe, videoarte, web-art); artes visuais (artes gráficas, pintura, desenho, fotografia, escultura, grafite); artes musicais (musica erudita ou popular) e artes da palavra (literatura, cordel, lendas, mitos, dramaturgia, contação de histórias).

Também serão aceitas inscrições de iniciativas que utilizem mais de um tipo de meio de comunicação em suas atividades, seja para aceso, produção, registro e/ou divulgação de conteúdos culturais ligados às artes ou ao patrimônio cultural.

Quem pode se inscrever?
É importante destacar que somente projetos iniciados até a data de 30 de junho de 2009 podem participar do Prêmio Cultura Viva. Além disso, os interessados devem estar atentos para as categorias da premiação, que são Gestor Público (órgãos da administração pública, inclusive de natureza autárquica ou fundacional); Grupo Informal (indivíduos não constituídos sob forma de pessoa jurídica, que desenvolvem ações conjuntas na área de cultura); Organização da Sociedade Civil (organizações sem fins lucrativos, tais como ONGs, organizações religiosas, populares, associações de moradores, entre outras) e Pontos de Cultura (iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil, que por meio de edital são selecionados e firmam convênio com o Estado, e têm por proposta, entre outras, a de fomentar a cultura e preservar a tradição de uma comunidade em que estão inseridos).

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas, gratuitamente, até o dia 31 de maio. O regulamento, a ficha de inscrição e mais informações sobre a premiação estão disponíveis no site www.premioculturaviva.org.br, bem como nas representações regionais do Ministério da Cultura (no Maranhão, na Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Cultura – Rua Portugal, 303 – Praia Grande) e nas instituições parceiras. Há duas formas de efetuar a inscrição, por ficha em papel e via internet. Em ambos os casos, o participante deve atentar à necessidade de preenchimento integral, ainda que seja para afirmar não dispor da informação solicitada.

Avaliação
A primeira etapa consiste na Análise Preliminar, quando será verificado o atendimento aos requisitos definidos no regulamento. Em seguida, serão selecionadas 120 iniciativas, de modo regionalizado e obedecendo a um critério de proporcionalidade levando-se em conta o número de iniciativas inscritas, em cada regional e em cada categoria (Gestor Público; Grupo Informal; Organização da Sociedade Civil e Ponto de Cultura).

A terceira etapa é a escolha de 40 iniciativas finalistas, sendo 10 em cada categoria. Essa fase será realizada por uma nova comissão, segundo os eixos especialmente desenvolvidos para orientar o processo avaliativo.

Na 4ª e última etapa serão escolhidas as 12 iniciativas vencedoras, três em cada categoria, que dividirão um prêmio no valor total de R$ 240 mil, além dos troféus. O primeiro colocado receberá R$ 40 mil, o segundo R$ 25 mil e o terceiro R$ 15 mil para o terceiro.

O processo de seleção irá considerar aspectos como criação de situações comunicativas com conteúdos culturais, com caráter de continuidade; ampliação da fluência comunicativa dos participantes/público da iniciativa; criação de oportunidades para a produção colaborativa de conteúdos culturais; ampliação do acesso aos meios de comunicação para a produção, registro e divulgação de conteúdos culturais; formação para apropriação das técnicas e linguagens dos meios de comunicação e uso inovador das linguagens artísticas em situações comunicativas.


Júnior Vieira
Ascom Secma

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