Por: Luís Eduardo Santos
Sessões de cinema, debates sobre longas metragens, rodas de leitura e reinterpretação de obras. Essas são só algumas das atividades lúdicas que o Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM) está preparando para todo o ano de 2010. A programação será realizada semanalmente e volta-se, sobretudo, para estudantes de escolas públicas.
Algumas das ações que já vêm sendo desenvolvidas pelo MHAM continuarão na pauta da instituição. Outras, como é o caso do Projeto Releituras, serão acrescentadas e têm a proposta de serem realizadas semanalmente. “Temos um Núcleo Pedagógico encarregado de desenvolver e monitorar essas atividades”, diz a arte-educadora Cris Campos. O Núcleo é composto por três pedagogas, uma especialista em Literatura Infantil e uma arte-educadora.
O Projeto Releituras, que será realizado todas as terças-feiras, consiste em reunir um grupo de estudantes em torno de uma das peças do acervo do MHAM. Essa obra será escolhida pelo professor que estiver fazendo o acompanhamento da turma e pode ser selecionada de acordo com uma possível atividade que o educador estiver realizando em sala de aula.
A partir da escolha, os alunos terão por missão fazer, literalmente, uma releitura da peça. Para isso, o Núcleo Pedagógico fornecerá o material necessário. “O resultado pode ser uma pintura, uma poesia ou até uma representação teatral. Tudo vai depender da criatividade da turma”, esclarece Cris Campos.
Sétima arte
Às quartas-feiras, o MHAM mantém as sessões cinematográficas. Este projeto tem duas vertentes. O Cine Escola no Museu acontece semanalmente e é voltada para estudantes de todas as séries. O filme varia de acordo com a faixa etária do público e, sempre após as exibições, são realizados debates com cineastas, educadores e outros profissionais.
Já nas primeiras quartas-feiras de cada mês, o Museu Histórico realiza exibições do Cinema no Museu, uma parceria com o Cine Clube Casarão 337. O projeto leva para o Teatro Apolônia Pinto, no MHAM, filmes variados e debates, em uma estrutura semelhante ao que ocorre no Cine Escola.
Às quintas-feiras estão reservadas para o Conta Contos, que começa com uma visita ao acervo do MHAM seguida de um momento em que o Núcleo Pedagógico organiza uma sessão em que se contam histórias. Essa atividade, como não poderia deixar de ser, também varia de acordo com a faixa etária. “Para universitários, público que também pretendemos atingir, disponibilizaremos textos mais adultos, poéticos, por exemplo”, explica Cris Campos.
Agendamento
Para participar dos projetos desenvolvidos pelo Museu Histórico e Artístico do Maranhão é necessário reservar dia e horário com antecedência. “Temos uma demanda grande e precisamos nos organizar para atender a todos que nos procuram”, justifica a arte-educadora.
Embora sejam voltados, prioritariamente, a escolas públicas, os projetos de arte-educação do MHAM também estão disponíveis para estudantes de instituições particulares. “O esquema é o mesmo: agendamento”, finaliza Cris Campos.
Júnior Vieira
Ascom Secma
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