Por: José de Mário Moraes Ferreira
A última edição do projeto Música e Memória – Quintas Culturais, realizado em parceria entre o Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM) e a Escola de Música do Estado do Maranhão-Lilah Lisboa de Araújo (EMEM), terá como apresentação a Música de Câmara, nesta quinta-feira, 12, às 19h.
O projeto é realizado na última quinta-feira do mês, entretanto neste mês de dezembro, devido as festividades natalinas, será apresentado na segunda quinta-feira, com objetivo de oferecer uma apresentação musical instrumental ou de canto, no Teatro Apolônia Pinto, espaço do MHAM.
A parceria entre a Escola de Música e o Museu Histórico possibilita a prática de performances aos alunos da EMEM, além de difundir os trabalhos realizados por esses órgãos como espaço de conhecimento, entretenimento e lazer, proporciona qualidade de vida cultural aos ludovicenses, destaca Graça Nina, coordenadora do projeto pelo MHAM.
A programação deste mês terá como atração o som da Música de Câmara, interpretada pelos alunos e professores da EMEM: Jorlielson Lima e Rogério Chaves (violoncelo), Joaquim Santos (violão) e Andréia Lúcia Rodrigues (piano).
O Projeto Música e Memória – Quintas Culturais
O projeto acontece na última quinta-feira de cada mês e tendo como público-alvo apreciadores da arte musical instrumental e da história da cidade, bem como os alunos e professores da EMEM, seus amigos e familiares, e o público em geral interessado em ouvir música de qualidade em apresentação cultural.
Criado em agosto de 2011, o Música e Memória e apresentado sempre na última quinta-feira do mês, levando ao público atrações de música instrumental ou canto, apresentado por grupos de alunos e professores da EMEM. Ó projeto busca desenvolver e revelar a musicalidade de alunos, e conciliar a música com a memória dos costumes de uma casa de época, preservando e enfatizando esses costumes.
Com entrada franca acontece na sede do MHAM, com apresentações no Anfiteatro Apolônia Pinto e visa desenvolver com os alunos de música a prática da performance e da musicalidade diante da plateia, uma forma de levar os alunos a mostrarem através da música prática e pública os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
O projeto desenvolve a interação e interligação entre a música e a memória que é mantida dentro de uma casa de época, onde o passado e o presente se mostram como forma de preservação da história e dos costumes.
Texto: Gabrielle Duarte (Ascom.Secma)
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